Dúvidas frequentes
Dúvidas frequentes
Perguntas e Respostas
P. O que são Eletro-Resistivímetros?
R. Equipamentos geofísicos que realizam sondagens elétricas no solo, através de métodos específicos como SEV/CE.
P. Quais as áreas de atuação destes equipamentos?
R. Destinados exclusivamente às áreas de geologia, geofísica, geotecnia, hidrogeologia, arqueologia, espeleologia, mineração, consultoria ambiental, perfurações de poços artesianos, entre outros.
P. Quais os arranjos posso realizar com os Eletro-Resistivímetros?
R. Polo-Polo, Polo-Dipolo, Dipolo-Dipolo, Wenner, Schlumberger e outros definidos pelo operador Geólogo/Geofísico.
P. Qual é a diferença entre os modelos 250mA e 500mA e 1000mA (Novo!)?
R. Os modelos 250mA injetam corrente de até 250mA, os modelos 500mA injetam corrente de até 500mA e os modelos 1000mA injetam corrente de até 1000mA.
P. O que é um MultPoint 16 canais e um MultPoint 32 canais?
R. São módulos (chaveadores) que tem como principal função agilizar o trabalho em campo diminuindo até 04 vezes o tempo de aquisição dos dados.
P. Qual é a diferença entre o MultPoint 16 canais e o MultPoint 32 Canais?
R. A quantidade de eletrodos por linha, ou seja o MultPoint 16 canais utiliza até 16 eletrodos e o MultPoint 32 canais utiliza até 32 eletrodos. Quanto maior o número de eletrodos, maior a quantidade de dados coletados e melhor o resultado final, pois haverá mais dados a serem analisados.
P. Qual é a diferença entre os modelos X5xtal, X6xtal e X7xtal e X9xtal?
R. O X5xtal utiliza multímetros como medidores, o X6xtal e o X9xtal possuem medidores Microprocessados e o X7xtal utiliza um MicroComputador com TouchScreen.
P. Qual a diferença de resolução entre os modelos X5xtal, X6xtal, X7xtal e X9xtal?
R. X5xtal coleta 3 dados p/seg, o X6xtal e o X9xtal coletam 60 dados p/seg e o X7xtal coleta 120 dados p/seg, e todos fazem a média matemática, exceto o X5xtal.
P. O que significa o "X" que precede os nomes dos equipamentos?
R. Todos os modelos comercializados são controlados por Cristal de Quartzo (Xtal) com precisão de erro < que 1.000.
P. Qual é a precisão de nossos Eletro-Resistivimetros?
R. > 98%. Este valor refere-se a resposta de seus medidores de leitura e injeção e NÃO quanto a interpretação dos dados coletados!
P. Como é feita a interpretação dos dados?
R. Os dados coletados são digitados ou enviados para o Micro (Utiliza-se programas específicos) e interpretados pelo Geológo/Geofísico.
P. Qual é o formato destes dados?
R. Possuem o formato de uma planilha Excel ou Cst.
P. O que é resolução na aquisição dos dados coletados em campo?
R. É a formação da imagem no subsolo com uma definição pré-definida pela distância entre eletrodos no solo.
P. Qual espaçamento entre eletrodos devo utilizar?
R. Depende do que se quer ver, quanto menor o espaço entre os eletrodos melhor a resolução, em contrapartida, menor se desce no subsolo.
.P. Qual o diâmetro dos fios ou cabos devo utilizar ?
R. Conforme Geólogos e empresas que utilizam Eletro-Resistivimetros, para espaçamento de até 15 em 15 metros um cabo manga 22Awg faz bem o seu papel, acima deste espaçamento, começam a existir perdas de potencia de injeção, neste caso, fios comuns encontrados facilmente em lojas de materiais de construção de 1.5mm conduzem perfeitamente os sinais.
P. Qual é a diferença do modelo X7xtal mediante aos outros modelos de equipamentos?
R. É um equipamento computadorizado, com datalloger (memória), tela TouchScreen, ajuste de temperatura ambiente, automático (necessário módulo vendido separadamente), preciso e programável.
P. O que é o módulo automático vendido separadamente para as linhas de Eletro-Resistivimetros X7xtal?
R. É um equipamento Microprocessado, que acoplado a um Eletro-Resistivimetro X7xtal, coleta os dados automaticamente, fazendo um arranjo Dipolo-dipolo por exemplo de 435 medidas e utilizando 32 eletrodos coleta todos os dados em aproximadamente 01 hora e 20 minutos, Este módulo conta também com um pré-teste de eletrodos em campo para se ter uma noção se existem más conexões entre cabos, eletrodos, fixação no solo, entre outros, e que faz todos os testes em 03 minutos e 20 segundos mostrando os valores na tela para que possa ser interpletado pelo operador.
P. O X7xtal faz tudo sozinho? Coleta os dados em campo automaticamente?
R. Sim. Esse equipamento possui 02 módulos, sendo um sistema manual e outro automático que são vendidos separadamente. No modelo manual, você pode escolher como operar ou seja ele lhe dá condições de criar novos métodos, já no modelo automatico ele fará tudo sozinho e será controlado exclusivamente pelos Eletro-Resistivimetros da linha X7xtal.
P. Qual é a diferença dos equipamentos simples com os MultPoint já acoplados?
R. Os Eletro-resistivímetros com MultPoint já possuem o módulo MultPoint 16 canais instalado, facilitando o manuseio em campo, além de estar acondicionado em apenas uma maleta.
P. O que é preciso para operar os equipamentos?
R. Você precisará apenas de uma bateria de 12 volts 45A ou 60A (01 ou 02 baterias de 60A para a linha X9xtal), (os cabos para SEV, eletrodos, cabos Manga ou Multicabos são vendidos separadamente ).
P. Como é feito o suporte técnico?
R. A Auto Energia fornece assistência por telefone ou video-conferência da operação do equipamento.
P. Como começo a trabalhar com um equipamento se não tenho conhecimento?
R. O manual de cada produto tem exemplos práticos que podem ser utilizados, substituindo os dados existentes por outros coletados em campo, cabe ao operador coletar e interpretar estes dados.
P. A Auto Energia ensina como coletar os dados em campo e interpretá-los posteriormente?
R. Oferecemos um curso operacional do equipamento, como ligar, calibrar, verificar potência, injetar sinais e ler estes sinais em campo, A coleta de dados para trabalho e posterior interpretação dos gráficos gerados são de responsabilidade do Operador/Geologo/Geofisico.