As Energias Renováveis e o Consumo Sustentável

As Energias Renováveis e o Consumo Sustentável


Desde a Revolução Industrial, fatores como o crescimento populacional desordenado, o aumento exorbitante da população urbana e a massificação do consumo de produtos e serviços em escala global, em conjunto com a utilização de energias não renováveis, gerada por combustíveis fósseis altamente poluentes e o uso desenfreado de recursos naturais, contribuíram para chegarmos a um estágio ambiental alarmante em nosso planeta.

Para a reversão desse quadro, há uma série de atitudes que devem ser tomadas por todos e que, na realidade, se interligam, desde o cidadão comum em sua rotina diária, até às grandes empresas e seus modelos de produção. Essas atitudes envolvem principalmente a adoção de medidas como o uso de energias renováveis e a prática do consumo sustentável e consciente.

Energias renováveis

As energias renováveis são todas as energias produzidas a partir de recursos naturais que se renovam ou que podem ser renovados. A existência desse conceito se dá em oposição ao uso da energia não renovável, altamente poluente, que está presente em nossa economia, produzida através de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural, e cujas reservas irão acabar um dia, sendo, portanto, finitas.

 Receba Novidades