Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes


Perguntas e Respostas

P. O que é um Eletro-Resistivímetro?
R. É um equipamento de geofísica utilizado para sondagens no solo.

P. Quais as áreas de atuação deste equipamento?
R. Pesquisa de água no subsolo e compreensão do fluxo, contaminação ambiental, monitoramento de barragens, pesquisa mineral e cavernas, estudo de cavidades e estudos arqueológicos, entre outros.

P. Quais os arranjos posso realizar com os Eletro-Resistivímetros?
R. Polo-Polo, Polo-Dipolo, Dipolo-dipolo, Wenner, Schlumberger, e outros definidos pelo operador Geólogo/Geofísico.

P. Qual a diferença entre os modelos 250mA e 500mA e 1000mA (Novo!) ?
R. Os modelos 250mA injetam corrente de até 250mA, os modelos 500mA injetam corrente de até 500mA e os modelos 1000mA injetam corrente de até 1000mA.

P. O que é um MultPoint 16 canais e um MultPoint 32 canais?
R. São módulos (chaveadores) que tem como principal função agilizar o trabalho em campo diminuindo até 04 vezes o tempo de aquisição de dados.

P. Qual a diferença entre o MultPoint 16 canais e o MultPoint 32 Canais?
R. A quantidade de eletrodos por linha, ou seja o MultPoint 16 canais utiliza até 16 eletrodos e o MultPoint 32 canais utiliza até 32 eletrodos. Quanto maior o numero de eletrodos, maior a quantidade de dados coletados e melhor o resultado final, pois haverá mais dados a serem analisados.

P. Qual a diferença entre o X5xtal, X6xtal e X7xtal e X9xtal ?
R. O X5xtal utiliza multimetros como medidores, o X6xtal e o X9xtal possuem medidores Microprocessados e o X7xtal utiliza um MicroComputador com TouchScreen.

P. Qual a diferença de resolução entre os modelos X5, X6, X7 e X9 ?
R. X5xtal coleta 3 dados p/seg, o X6xtal e o X9xtal coletam 60 dados p/seg e o X7xtal coleta 120 dados p/seg, e todos fazem a média matemática, exceto o X5

P. O que significa o "X" que precede os nomes dos equipamentos?
R. Todos os modelos comercializados são controlados por Cristal de Quartzo (Xtal) com precisão de erro < que 1.000

P. Qual a precisão de nossos Eletro-Resistivimetros?
R. > 98%.  Este valor refere-se a resposta de seus medidores de leitura e injeção e NÃO quanto a interpletação dos dados coletados!

P. Como é feita a interpletação dos dados?
R. Os dados coletados são digitados ou enviados para o Micro (Utiliza-se programas específicos) e interpletados pelo Geológo/Geofísico

P. Qual o formato destes dados?
R. Possuem o formato de uma planilha Excell ou Cst.

P. O que é resolução na aquisição dos dados coletados em campo?
R. É a formação da imagem no subsolo com uma definição pré-definida pela distancia entre eletrodos no solo.

P. Qual o espaço entre eletrodos que devo utilizar?
R. Depende do que se quer ver,  quanto menor o espaço entre os eletrodos melhor a resolução, em contrapartida, menor se desce no subsolo

.P. Qual o diâmetro dos fios ou cabos devo utilizar ?
R. Conforme Geólogos e empresas que utilizam Eletro-Resistivimetros, para espaçamento de até 15 em 15 metros um cabo manga 22Awg faz bem o seu papel, acima deste espaçamento, começam a existir perdas de potencia de injeção, neste caso, fios comuns encontrados facilmente em lojas de materiais de construção de 1.5mm conduzem perfeitamente os sinais.

P. O que tem o X7xtal de diferença entre os outros equipamentos?
R. É um equipamento computadorizado, com datalloger (memoria), tela TouchScreen, ajuste de temperatura ambiente, automático (Necessário módulo vendido em separado), preciso e programável.

P. O que é o módulo automático vendido em separado para as linhas de Eletro-Resistivimetros X7xtal?
R. É um equipamento Microprocessado, que acoplado a um Eletro-Resistivimetro X7xtal, coleta os dados automaticamente, fazendo um arranjo Dipolo-dipolo por exemplo de 435 medidas e utilizando 32 eletrodos coleta todos os dados em aproximadamente 01 hora e 20 minutos, Este módulo conta também com um pré-teste de eletrodos em campo para se ter uma noção se existem más conexões entre cabos, eletrodos, fixação no solo, entre outros, e que faz todos os testes em 03 minutos e 20 segundos mostrando os valores na tela para que possa ser interpletado pelo operador.

P. O X7xtal faz tudo sozinho? Coleta os dados em campo automaticamente?
R. Sim. Este equipamento possui 02 módulos, sendo um sistema Manual e outro Automático que são vendidos separadamente, no modelo Manual, você pode escolher como operar e lhe dá condições de criar novos métodos, já no modelo automatico fará tudo sozinho e será controlado exclusivamente pelos Eletro-Resistivimetros da linha X7xtal. 

P. Qual a diferença dos equipamentos simples com os MultPoint já acoplados?
R. Os Eletro-resistivímetros com MultPoint já possuem o módulo MultPoint 16 canais instalado, facilitando o manuseio em campo, além de estar acondicionado em apenas uma maleta.

P. O que é preciso para operar os equipamentos?
R. Você precisará apenas de uma bateria de 12 volts 45A ou 60A (01 ou 02 baterias de 60A para a linha X9xtal), os cabos para SEV acompanham cada equipamento ( cabos Manga ou Multicabos são vendidos separadamente ) todos os outros acessórios serão enviados juntos com cada produto novo comprado

P. Na questão acima, os multicabos e cabos mangas são também enviados?
R. Não, por serem produtos terceirizados, feitos por encomenda e tempo demorado para confecção são vendidos à parte e não tem garantia.

P. Como é feito o suporte técnico?
R. A AutoEnergia fornece assistência por telefone ou video-conferencia da operação do equipamento.

P. Como funciona a garantia dos equipamentos?
R. Todos os nossos produtos tem garantia de 03 meses a contar da data da emissão da nota fiscal

P. Como começo a trabalhar com um equipamento se não tenho conhecimento?
R. O manual de cada produto tem exemplos práticos que podem ser utilizados, substituindo os dados existentes por outros coletados em campo, cabe ao operador coletar e interpletar estes dados.

P. A Auto Energia ensina como coletar os dados em campo e interpretá-los posteriormente?
R. Oferecemos um curso de operação do equipamento, como ligar, calibrar, verificar potência, injetar sinais e ler estes sinais em campo, A coleta de dados para trabalho e posterior interpletação dos gráficos gerados são de responsabilidade do Operador/Geologo/Geofisico.

 Receba Novidades